8 ideias para promover um ginásio

Quer promover o seu ginásio e ao mesmo tempo preparar suas aulas de ginástica? Oferecemos 8 ideias para promover um ginásio que pode implementar hoje.

Finalmente conseguiu! Criou aquela aula de ginástica que sabe que as pessoas vão adorar. Planeou toda a rotina, tem um espaço incrível e até encontrou a música ideal para fazer as pessoas quererem se mexer.

Após toda a emoção e euforia de um objectivo bem atingido, chega o momento de dar inicio a aula e…. ninguém aparece. Talvez consiga algumas pessoas, mas poderia atender a muitas mais.

Qual a sua função?

Quer o leitor seja proprietário de um estúdio, ginásio ou instalação de fitness, um instrutor pessoal (PT) ou alguém que dá aulas de ginástica, ter uma óptima ideia é apenas metade da maratona.

A outra metade é promover o seu espaço e as aulas de ginástica para que as pessoas certas saibam que existe. Isso combina habilidades de marketing, conhecimento de diferentes canais de entrada e saber como falar com os clientes para que eles queiram comprar.

O desafio

Muitos de nós, com profissões na área do desporto e ginástica, presumem que ir para uma aula de ginástica é fácil. “Por que motivo alguém não iria querer vir ao ginásio?” O que não percebemos é que para a pessoa comum, que pode nunca ter tido um treino ou ido a uma aula antes, ou que ficou fora de acção por alguns meses, é verdadeiramente intimidante! Além de encontrar os canais de marketing certos para promover o seu espaço ou aula, precisa entender as barreiras à entrada que estão a impedir as pessoas de entrarem pela porta – e ajudar a removê-las.

Aqui estão algumas ideias que pode usar para atrair as pessoas certas – e da maneira certa.

8 ideias para promover um ginásio

1. Instagram Marketing

O Instagram é um excelente canal para o marketing porque a maioria das pessoas já o usa. Além de 800 milhões de usuários mensais, 67.9% dos portugueses têm perfil nesta rede social. Os dois grupos etários que mais o utilizam são os de 18 a 29 anos (59%) e os de 30 a 49 anos (33%). Se seu público-alvo estiver dentro dessa faixa, pode ser uma óptima maneira de promover as suas aulas de ginástica.

Algumas das tácticas que pode usar no Instagram incluem:

  • Instagram stories – as stories, mesmo para páginas de marcas, têm uma taxa de engajamento muito maior e são fáceis de criar. As stories são uma série de vídeos ou imagens que os usuários podem ler. Pode criar stories tirando uma imagem ou fazendo um vídeo, ou pode pré-criar modelos e usá-los para promover suas aulas de ginástica. Uma ferramenta como o Adobe Spark, ou Canva, permitirá que crie um gráfico nas dimensões personalizadas 1080 x 1920, que é perfeito para enviar para o Instagram stories com informações sobre a sua aula.
printscreen da app adobe spark
  • Marcação de localização – posts no Instagram com localização recebem 79% mais de engajamento e para um ginásio ou aula de ginástica, que acontecerá numa área específica, isso é muito útil para atrair pessoas que estão a sua volta. Adicione tags de localização às suas stories do Instagram e faca check-in nos seus posts para se tornar mais visível.
  • Vídeo – esta comprovado que o uso de vídeo proporciona maior engajamento nas redes sociais e no Instagram não é diferente. Grave uma parte da sua aula, filme-se a falar para a câmara ou até mesmo entreviste alguém após o final da aula e compartilhe através deste canal.

2. Facebook Live

O Facebook Live é uma transmissão de vídeo em tempo real. A vantagem de usar o Facebook Live, em vez de vídeos pré-gravados, é que o Facebook notifica os fãs de sua página quando está “Live”, ou seja ao vivo, para que eles não percam a transmissão. Algumas dicas que o ajudarão a aproveitar ao máximo sua transmissão e dessa forma melhor promover o seu ginásio incluem:

  • Diga às pessoas que vai entrar em live – ao dizer que em breve vai fazer uma live cria uma expectativa e assim quando finalmente a fizer uma porção dos seus seguidores já iram estar a espera. Uma das maneiras de fazer isso é criar uma transmissão específica, em vez de apenas entrar em uma aula de ginástica em acção. Uma boa ideia para ligar-se com os seus espectadores seria, por exemplo, fazer um Q&A onde responde às perguntas mais comuns dos seus seguidores. Partilhar conhecimento é uma óptima maneira de atrair espectadores e criar uma sensação de relação pessoal com eles que fará eles quererem partilhar com os seus amigos, atraindo assim ainda mais visualizadores.
  • Forneça valor – a fazer estes lives tem sempre de ter em mente uma pergunta: “O que ganharam os meus expectadores em ver-me em vez de qualquer outra pessoa?”. De valor as suas  transmissões, seja por dar dicas de como fazer os exercícios, diferentes versões de exercícios para seguidores que procurem mais ou menos intensidade ou pura e simplesmente conseguir criar uma ligação com eles que lhes diga “não esta a sofrer sozinho, eu estou aqui consigo por isso vamos fazer isto juntos”.
  • Responda em tempo real – um erro que muitos cometem é usar o Facebook Live para transmitir, mas agindo como se fosse um vídeo pré-gravado. Quando está “Ao vivo”, os espectadores podem enviar perguntas e responder aos seus comentários, então use isso para torná-lo numa conversa entre si e os espetadores.

Estas aulas são também uma boa ideia para promover um ginásio já que pode usar a ligação que cria com os espetadores para criar aulas pessoais no ginásio ou recomendar o ginásio como sendo aquele que usa.

3. Desafio de fitness

Pedir a alguém para vir assistir a sua aula de ginástica pode não ser suficiente. Também pode precisar desafiá-los quando eles lá chegam. Se pensar em desafios como “Dry January”, que incentiva as pessoas a não consumirem álcool durante um mês inteiro (Janeiro), funciona porque:

  • Tem um elemento de desafio que faz com que as pessoas queiram chegar ao fim, já que se investiu bastante tempo nesse desafio e logo sentem-se hesitantes em abandona-lo, mesmo que seja algo que não gostem de fazer.
  • Existe responsabilidade, já que não estão sozinhos no desafio.
  • Há suporte ja que os participantes podem falar entre si.

Mais uma ideia para promover um ginásio é aplicar exactamente o mesmo conceito para sua aula de fitness. Talvez queira desafiar os membros do seu ginásio a frequentar uma aula todas as semanas durante 8 semanas e relatar a diferença, ou fazer uma aula de manhã cedo por semana. Pode facilmente criar um cartão de desafio, como aqueles pequenos cartões de fidelidade de cafetaria que recebe, e carimbar ou marcar um cartão único, o que ajudará seus membros a terem uma sensação de realização no final. Pode ate recompensar aqueles que conseguem com aulas mais pessoas no ginásio ou pequenos descontos na mensalidade deste mês.

4. Printed newsletter

É muito fácil concentrar-se em canais digitais para promover um ginásio, mas que tal algo um pouco mais tradicional? Um folheto informativo provavelmente não é algo que vai querer fazer o tempo todo, pois custa dinheiro e afecta o meio ambiente, mas como um único ou como parte de um novo lançamento, pode ser muito eficaz.

Use o folheto informativo para contar uma história – talvez possa ser uma carta pessoal sua sobre por que criou a aula de ginástica e exactamente quem ela ajudou no passado. Pode até endereçar o folheto informativo manualmente e enviá-lo por correio, o que o tornaria mais pessoal e provavelmente aumentaria a chance de ser aberto.

5. Digital signage

Esta e uma das ideias para promover um ginásio em que pode contar com o apoio da WOST. Quantos membros do ginásio já vê por dia ou por semana? Frequentemente, os membros actuais têm potencial inexplorado para se inscrever em aulas de ginástica, mas ainda procuramos novos membros fora deles. É aqui que aproveitar ao máximo a construção do nosso ginásio usando a sinalização digital.

digital signage usado para identificar aulas: uma das 8 ideias para promover um ginásio

Sinalização digital é quando usa um Ecrã e adiciona conteúdo, que ajudará a promover a sua oferta. Por ser uma tela digital, pode alterar as promoções com a frequência que desejar e usá-lo para várias funções diferentes, como:

  • Promoções especiais – mostrar um desconto na aula de ginástica, uma oferta especial ou até mesmo apresentar um “membro da semana” é uma óptima maneira de aproveitar ao máximo suas telas.
  • Contagem regressiva – por que não fazer uma contagem regressiva até que sua aula de ginástica esteja lotada, ou até mesmo até que um novo desafio de condicionamento físico comece a despertar mais interesse e criar uma sensação de expectativa?
  • Programações de aulas – se seus membros actuais não sabem quais aulas tem disponíveis, como é que eles podem reservá-las? Use as suas telas de sinalização digital para promover as aulas que estão acontecendo – e quando.

6. Ofertas corporativas

Se tiver muitos espaços disponíveis, poderá examinar um esquema corporativo ou oferta para um grupo de pessoas que podem se inscrever ao mesmo tempo. Isso é óptimo para abordar empresas corporativas e pedir-lhes que invistam em um programa de ginástica para os seus funcionários.

Muitas empresas estão sob pressão para melhorar a saúde de seus funcionários e reduzir o stress de trabalhar num escritório o dia todo. Apresente a ideia de que não só os funcionários beneficiarão e serão mais propensos a comparecer quando os seus colegas estiverem interessados, mas que a empresa também beneficiará já que estas actividades iram aumentar a produtividade dos seus funcionários assim como o seu espírito de equipa.

7. SEO

Aonde a maioria das pessoas se dirige quando quer descobrir uma nova aula de fitness em sua área? Google! Ferramentas como o Google Trends e o Google Keyword Planner irão ajudá-lo a descobrir não apenas as palavras-chave que as pessoas usam, mas também quando essas palavras-chave são mais populares.

Essa é uma ótima maneira de atrair tráfego de pesquisa local para sua aula de fitness que será relevante para membros em potencial. Tente encontrar as palavras-chave que seu público-alvo pesquisaria, por exemplo “aula body pump em Liboa” e use o SEO na página de sua página de destino ou postagem de blog para torná-la detectável.

Lembre-se de que o excesso de palavras-chave não é atraente nem para o usuário nem para o Google, portanto, precisa ir ao editorial e tornar o post do seu blog algo realmente emocionante de ler. Talvez possa usar “10 Benefícios que os membros nomearam de nossa classe Bodypump em Lisboa”. Isso é muito mais interessante do que usar um post inteiro para vender, vender, vender.

8. Grupo comunitário

Tecnologia como rastreadores de condicionamento físico, aplicativos e grupos online são frequentemente usados para ajudar a promover o condicionamento físico e encorajar diferentes grupos socioeconômicos a adotarem uma rotina de condicionamento físico mais saudável. Uma das maneiras de construir uma rede de apoio para aqueles que frequentam suas aulas de ginástica é criando a sua própria rede.

O desenvolvimento de aplicativos pode ser caro, mas algo como um grupo do Facebook tem um ponto de entrada muito mais baixo. Qualquer pessoa com uma página no Facebook pode criar um grupo no Facebook e torná-lo público ou privado, o que o tornará um ambiente mais íntimo para os membros da sua classe.

Os grupos de fitness fornecem um espaço seguro para encorajar outras pessoas, fazer perguntas e até mesmo reservar aulas se for algo que usa regularmente.

Apenas lembre-se de que precisará facilitar a conversa e encorajar essa interacção tão importante entre os membros quanto possível nos estágios iniciais.

Entre em contacto connosco.