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MUPI: Tudo o Que Precisa Saber

Se vive na cidade, mesmo que não saiba o que são, estou certo que esta semana já passou por um. Neste artigo vamos descobrir o que é um MUPI, como é que estes equipamentos apareceram e qual a sua utilidade. E claro, qual o desenvolvimento que estes tiveram com o passar dos tempos.

O que significa a palavra MUPI?

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Registado em finais de 1977 como marca francesa número 1033975 pelo Sr. Jean-Claude Decaux, a palavra MUPI é um acrónimo para “mobilier urbain pour l’information”, em português, Mobiliário Urbano Para Informação. Em Portugal a marca encontra-se registada sob registo internacional 530569. Em inglês, são conhecidos como billboards.

Apesar da marca pertencer a empresa JCDecaux, a palavra em si foi ganhando significado, sendo que hoje em dia “o mupi” é facilmente reconhecido tanto dentro da área do marketing e publicidade como no comercio/empresas/marcas em geral, e ganhou variantes como indoor (por exemplo dentro de centros comerciais) e/ou digital (também pode ser encontrados em centros comerciais, aeroportos, ruas, etc.).

O que é um MUPI?

Basicamente, são estruturas geralmente com dupla face (no caso do outdoor) onde é possível comunicar conteúdos publicitários relacionados com a marca ou empresa. No caso da versão indoor e digital, na generalidade, tem apenas uma face.

Sendo já uma palavra que pertence ao dicionário da língua portuguesa, mupi significa, segundo a Piberam, “painel urbano vertical, mais alto do que largo e menor do que um outdoor, destinado a conter mapas, informações ou publicidade“.

Especialmente populares nas cidades, podem ser encontrados em paragens de autocarro, estações de metro e comboio, centros comerciais, aeroportos, entre outros. Essencialmente, onde houver grande concentração de pessoas, de certeza que vai encontrar um mupi, normalmente iluminados para chamar a atenção do público e, recentemente, tem aparecido versões que integram interactividade, substituindo assim os cartazes estáticos.

Formatos e Medidas Mupi JCDecaux

Este tipo de expositor de publicidade adquire diferentes tamanhos e é geralmente provido de um vidro na frente da sua estrutura. O formato padrão é rectangular, sendo a altura maior do que a largura. Apesar de poder variar consoante o local, as medidas Mupi JCDecaux padrão para um mupi outdoor são o 1200 x 1750 mm.

MUPI Outdoor

O mais conhecido meio de publicidade para ambientes exteriores e urbanos, demonstra ser, ainda hoje, um canal eficaz para alcançar as massas, estando espalhado por toda a parte. Desde a sua primeira utilização em Franca pelo Sr. Decaux para promover os sapatos da loja dos seus pais, a publicidade outdoor percorreu um longo caminho.

Desde os tais cartazes a beira da estrada, aos primeiros abrigos de paragens de autocarros, plataformas de estações de comboios, etc., os mupis outdoor tem vindo a desenvolver-se cada vez mais, sendo que neste momento é possível encontrar exemplos de equipamentos customizados (como por exemplo a campanha da Netflix com Mupi JCDecaux Casa de Papel) quer em forma quer em tamanho, ou ate mesmo se utilizar no seu interior os típicos cartazes estáticos.

MUPI Customizado: Casa de Papel da NETFLIX

Será fácil de imaginar que, estando nos numa era tecnológica, os mupis façam uma transição gradual para, por exemplo, painéis de LEDs.

MUPI Indoor

De forma a conseguir acompanhar a deslocação das massas, esta vertente apareceu inicialmente nas zonas de embarque do metro, espalhando-se depois por toda as as restantes áreas das estações subterrâneas. Os grandes centros comerciais foram um passo seguinte e natural pela quantidade de consumidores que recebe diariamente.

Neste momento já podemos também encontrar mupis indoor dentro dos estabelecimentos dos lojistas dos centros na versão interactiva ou digital. A possibilidade de ter movimento nas suas montras está a ser vista como uma oportunidade para cativar a atenção dos seus públicos-alvo. Este meio permite uma taxa de retenção de anuncios na ordem dos 52%.

MUPI Interactivo

Uma outra vertente mais tecnológica é a versão interactiva onde o mupi é composto por um conjunto completo, quer seja a nível de aplicações (software) como a nível de equipamentos (hardware), que faz com que seja possível a interacção entre o consumidor e a solução de sinalização digital.

Neste tipo de soluções, e dada a actual facilidade de estarmos diariamente conectados a uma ligação de internet, só faz sentido que toda uma rede seja gerida de forma rápida, digital e remota, a partir de um único local centralizado.

Para as agencias criativas, conceber campanhas para este novo meio interactivo é cada vez mais aliciante e desafiante, e cada campanha, quando bem concebida, pode ser a novidade que colocará sob os mais intensos focos tanto as marcas, como as agencias.

Equipamento Extra em MUPI Interactivo

Esta variante, so pode ser completa quando a um MUPI digital for adicionado qualquer um (ou varios) dos seguintes equipamentos:

  • Painel touch screen
  • Câmara de vídeo
  • Display de alta luminosidade para exterior
  • Ligação Wi-fi
  • Sistema de áudio
  • Sensores de temperatura
  • Sensores de proximidade e movimento
  • Leitura de códigos de barra
  • Placa de GPRS para envio de SMS ou chamadas
  • Bluetooth
  • NFC

MUPI Digital

O aparecimento do mupi digital vem de uma evolução natural dos tempos devido ao desenvolvimento informático, aliado ao facto das pessoas recorrerem cada vez mais aos seus dispositivos móveis e smartphones. Este é um dos canais em que a comunicação pode funcionar de uma forma tecnológica, eficaz, dinâmica, simples e divertida.

Os cartazes têm vindo a ser substituídos por painéis plasma, TFT, LCD e mais recentemente LED, que permitem não só exibir publicidade estática, da mesma forma que os mupis “antigos” o fazem, como também publicidade dinâmica – animações, conteúdos vídeo, feeds de noticias, etc. Basta entrar em um centro comercial para encontrar vários exemplos deste tipo de equipamentos.

MUPI Digital Vs MUPI Papel

A publicidade digital fora da casa (DOOH) herdou o legado da publicidade impressa em papel e é a comparação com o método de publicidade que faz entender o quanto mais confortável e mais rápido é a contrapartida da tela.

A publicidade através de papel impresso fornece uma estratégia muito mais lenta: os outdoors devem ser estudados e enviados para impressão, então eles devem ser verificados sabendo que até o menor erro de digitação envolve ter que refazer a impressão de todos os outdoors, com um desperdício de dinheiro e papel que você pode imaginar.

Porque enquanto é apenas uma loja, você pode até pensar em se virar com papel e criatividade, mas pensando grande, para uma cadeia de fast food ou uma franquia de roupas, as coisas começam a ficar muito complicadas envolvendo apenas o papel da impressora.

Na verdade, não é possível alterar um produto ou uma promoção no último minuto. Isso nos traz de volta ao primeiro problema, ao desperdício de dinheiro, que, em escala nacional ou internacional, torna-se de proporções colossais.

Ideias de Conteúdos Para MUPI Digital

Mas de que forma posso utilizar os mupis digitais na minha área de negocio? Se é esta a pergunta com que se depara neste momento não se preocupe porque vamos já identificar de seguida algumas ideias que pode utilizar no seu negocio, dividindo por áreas.

Corporativa

  • Mostrar agendas de eventos e calendários de ocupação de salas
  • Promover declarações de valores e missão da empresa e informações de Recursos Humanos
  • Aumentar o moral através de prémios e reconhecimento
  • Monitorizar e exibir o tráfego de um call center com dados em tempo real
  • Exibir dados do mercado financeiro e/ou tendências de stock
  • Receber visitantes com saudações e mapas interativos

Financeira

  • Promover produtos e serviços financeiros
  • Mostrar stocks em tempo real e tendências de moeda
  • Oferecer ferramentas de atendimento em telas sensíveis ao toque
  • Partilhar ferramentas on-line e recursos de aprendizagem
  • Anunciar cartões de crédito e programas de recompensa
  • Exibir dados e tempos de espera

Governamental

  • Mostrar políticas e procedimentos actuais
  • Anunciar eventos comunitários e de networking
  • Reduzir os tempos de espera percebidos com dados de fila activos
  • Promover parceiros e empresas locais
  • Compartilhar alertas meteorológicos ou actualizações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil
  • Exibir mensagens em vários idiomas

Produção

  • Transmitir KPIs (Key Performance Indicator) e progressão de objectivos
  • Monitorizar inventário produzido e stock de recursos
  • Demonstrar reconhecimento nas realizações individuais e de equipe
  • Divulgar anúncios de saúde e normas de segurança
  • Anunciar oportunidades e requisitos de treino
  • Promover eventos de empresas e actividades de teambuilding

Ensino Básico

  • Promover clubes de estudantes, associação de pais e actividades extracurriculares
  • Centralizar os anúncios da manhã
  • Mostrar trabalhos de estudantes, quadros de honra e prémios
  • Transmitir alertas e direcções de segurança
  • Segmentar anúncios internos para as salas dos funcionários
  • Substituir quadros de avisos desactualizados e confusos

Ensino superior

  • Publicar anúncios de admissões e agendas de inscrições
  • Anunciar sobre livraria, biblioteca, esplanadas, refeitórios ou outras ofertas espaços no campus universitário
  • Exibir programas académicos ou palestras a realizar
  • Compartilhar informações de desporto e horários de jogos
  • Anuncie programas de voluntariado e de extensão comunitária
  • Mostrar rotas de transporte ao vivo e horários de autocarros e comboios

Saúde

  • Exibir dicas de bem-estar e agendas de educação
  • Mostrar informações sobre farmácias ou localização de parceiros locais
  • Anunciar produtos de saúde ou ofertas especiais
  • Promover próximos eventos e horários de vacinação
  • Actualizar a equipe com agendamentos, treinos e dados do paciente
  • Agradecer aos clientes e incentivar a doação de sangue
  • Utilizar listas de esperas para fornecer conteúdos informativos sobre saúde

Hospitalidade

  • Dar as boas-vindas a grupos com mensagens personalizadas
  • Mostrar horários de eventos e locais de “zona tranquila”
  • Promover programas de fidelidade e benefícios de registo
  • Anuncie os próximos eventos e horários de entretenimento
  • Compartilhe informações meteorológicas e de trânsito ao vivo
  • Exibir directórios, wayfinding e disponibilidade de quartos

Restauração

  • Anunciar promoções e descontos sazonais
  • Convidar para a realização de festas e eventos
  • Exibir o cardápio menu digital e os valores dos pratos
  • Fotografias de pratos e as escolhas do Chef
  • Destacar mensagens de boas-vindas para grupos e aniversários
  • Informar sobre os produtos utilizados na confecção dos alimentos
  • Exibir informações sobre refeições em vários idiomas

MUPIs Digitais WOST

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